top of page

Perguntas frequentes

Lê aqui algumas informações.

O que é a Acupuntura?

A Acupuntura é uma das áreas da Medicina Tradicional Chinesa que, por sua vez, é um sistema médico milenar de origem oriental.

Como disciplina da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura é aplicada ao paciente depois de realizado um diagnóstico à luz da teoria desta medicina. Consiste na inserção de agulhas em determinados pontos e áreas do corpo, com referência anatómica precisa. Estas são agulhadas em aço inoxidável, descartáveis e de uma única utilização.

Qual é o mecanismo da Acupuntura?

As agulhas de acupuntura são inseridas em pontos específicos diretamente ligados, por diversas terminações nervosas, a diferentes regiões do sistema nervoso. O estímulo que é gerado promove, principalmente, a libertação de neurotransmissores pelo sistema nervoso. Estes neurotransmissores, como são exemplo a serotonina, a dopamina, a norepinefrina, noradrenalina… têm um efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante. A libertação destas substâncias pelo sistema nervoso contribui para o alívio de dores agudas ou crónicas, bem como para a prevenção e tratamento de diferentes patologias. Regra geral, o paciente adulto permanece com as agulhas por cerca de 20/30 minutos. Em pediatria, este tempo tende a ser reduzido.

A Acupuntura contribui, então, para o equilíbrio bioquímico do nosso sistema nervoso e é uma técnica muito segura, desde que seja praticada por um profissional de saúde devidamente credenciado, com cédula profissional, pelo Ministério da Saúde.

Em que patologias atua a Medicina Chinesa?

Através da acupuntura, atua-se na dor aguda e crónica (enxaqueca, dor de cabeça, dor muscular, lombalgia...), Trantorno da Ansiedade, depressão, desequilíbrio emocional, distúrbios do sono (insónia, hipersónia), patologias cardiovasculares, doenças imunológicas, problemas da pele (eczema, acne, urticária, psoríase), disfunções urinárias (Cistite, incontinência, enurese noturna), compulsão alimentar, fome emocional, distúrbios do trato gastrodigestivo, saúde masculina (alopécia, disfunção erétil, desregulação do desejo sexual, infertilidade) e saúde da mulher (desregulação da líbido, amenorreia, dismenorreia, adenomiose, endometriose, infertilidade, gravidez, pós-parto, produção de leite, desconfortos da menopausa).

©2023 por Natürlich | Eliana Bettencourt Marques

bottom of page